Experiências formativas através de diários de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3573

Palavras-chave:

Formação Acadêmica, Processo de Escrita, Pós-Graduação em Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar as experiências formativas na disciplina de Pesquisa Educacional no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, a partir de diários de formação. Será apresentada uma trajetória vivenciada ao longo da disciplina no semestre 2020.1, alicerçada pelos escritos em diários de formação. São evidenciados momentos de dificuldade pelo contexto de pandemia que estamos vivendo, mas revela uma trajetória mediada por professores comprometidos com a Pesquisa Educacional e os diários de formação como meios de desenvolvimento de pesquisadores iniciantes em ações individuais e coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Professora na Rede Pública Municipal de Canindé (CE). Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Cear´á.

Professor Substituto na Universidade Regional do Cariri – URCA/Iguatu-Ce. Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Referências

ALVES-MAZZOTI, A. J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos de pesquisa. v. n. 96 p. 15-23, 1996. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/810. Acesso em: 17 jul, 2020.

BRASIL. MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017. Brasília DF, 2017. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Relatorios_quadrienal_2017/20122017-Educacao_relatorio-de-avaliacao-quadrienal-2017_final.pdf. Acesso em: 17 jul, 2020.

CORTELLA, M. S; CASADEI, S. R. O que é a pergunta?. 1 ed. Cortez, 2008.

COSTA, E. A. S; LIMA, M. S. L. Bases teóricas e metodológicas da escrita na formação do pesquisador: um olhar sobre os diários de formação. Notas de aula. Redenção: Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – UNILABIFCE, 2019.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2377 Acesso em 15 jul. 2020.

GHEDIN, E; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 36-67. (Coleção Questões de Nossa Época).

GRANGEIRO, M. F. Diários de Formação: Trajetórias e Narrativas de vida e docência. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, 167 f, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wpcontent/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_MANUELA-FONS%C3%8ACA-GRANGEIRO.pdf. Acesso em: 15 jul, 2020.

LIMA, D. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e sua influência sobre a gestão pedagógica de uma escola de ensino médio situada no município de Tauá – Ceará. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, 147 f, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wpcontent/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_DIVA-LIMA.pdf. Acesso em: 15 jul, 2020.

LIMA, M. S. L; COSTA, E. A. S. Condições de vida e trabalho como ponto de partida para a formação do professor pesquisador. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v. 9, n. 19, p. 492-505, 2017. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/706. Acesso em: 15 jul, 2020.

LOPES, J. M. R; SOUSA, L. A; SANTOS, M. I. A. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de licenciatura em Educação Física do Ceará no ENADE. Revista Educação & Linguagem, v. 7, p. 62-74, 2020. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wpcontent/uploads/2020/07/6_REdLi_2020.ESPECIAL_2.pdf. Acesso em: 15 jul, 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MENDES, E. T. B; FARIAS, I. M. S; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Trabalhando com materiais diversos e exercitando o domínio da leitura: a pesquisa bibliográfica e documental. In: NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Métodos de Pesquisa. Fortaleza: EDUECE, 2011, p.25-42 (vol. III).

MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 161-178, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.896 Acesso em 15 jul. 2020.

SEVERINO, A. J. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. — São Paulo: Cortez, 2012. p. 82-101.

SILVA et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na prática docente. IX Congresso Nacional de Educação. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

SOARES, L.; COLARES, M. L. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em 15 jul. 2020.

SOUSA, L. A et al. Desempeño de las Instituciones Federales de Educación Profesional, Científica y Tecnológica Brasileña en el Enem. Revista Tendéncias Pedagogicas, v. 34, p. 128, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15366/tp2019.34.010 Acesso em: 15 jul, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação – o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. 5 ed. 18 reimpr. São Paulo: Atlas, 1987. 175p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Organização Curricular geral do Mestrado em Educação. Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.uece.br/ppgewp/wp-content/uploads/sites/29/2013/07/Anexo-I.pdf. Acesso em: 15 jul, 2020.

Publicado

2020-08-02

Como Citar

LOPES, J. M. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Experiências formativas através de diários de formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3573. Acesso em: 23 nov. 2024.